O Senhor dos Anéis - 70 anos do livro A Sociedade do Anel
No ano de 2024, mais precisamente no dia 29 de julho, o livro A Sociedade do Anel, primeiro da trilogia de O Senhor dos Anéis, do autor J. R. R. Tolkien, completou 70 anos de sua publicação. Lançado em 1954 na Inglaterra, o livro faz parte de um conjunto de obras criado por Tolkien com o objetivo de expandir o universo apresentado inicialmente em seu livro O Hobbit. Nas palavras do autor, "os leitores solicitavam mais informações sobre os hobbits e suas aventuras" e isso o encorajou. Vem comigo conhecer um pouco mais sobre essa obra ou, se você já a conhece bem, vem relembrar!
Se você faz parte da galera que viu apenas os filmes e acha que conhece a obra de Tolkien, sinto muito te decepcionar. Existem coisas que nem mesmo as versões estendidas das duas trilogias de Peter Jackson mostraram. O quê? Você não sabia nem que tinha versão estendida dos filmes que já são longos? Clica aqui pra saber mais sobre isso e se vale a pena assistir! Mas, apesar de ser grande fã dos filmes e de ter sido apresentado ao universo de Tolkien por eles, o foco hoje são os livros.
Falando um pouco do estilo literário, a obra de O Senhor dos Anéis é caracterizada por conter um forte elemento descritivo, tendo o autor prezado pelos detalhes em diversas passagens, o que possibilita ao leitor uma quase completa "visualização" do que está sendo narrado. O autor, filólogo, mergulhou fundo na criação do universo, criando não apenas povos e raças, como também mitos, culturas e idiomas completos. O livro traz uma forte contextualização, tendo em vista que precisou definir ali as conexões com o anteriormente simples relato de aventuras de um hobbit. A narrativa, apesar de longa, passa longe de ser enfadonha ou muito complexa, sendo acessível às mais diversas idades e gostos. Dessa forma, a obra se tornou popular rapidamente, desde o seu lançamento.
Aqui no Brasil a obra só chegou traduzida entre 1974 e 1979, porém dividida em seis livros. Isso mesmo! Mas, como assim? Na verdade o próprio autor já havia dividido cada volume em dois livros, então se você abrir o índice de A Sociedade do Anel, por exemplo, verá que a primeira parte está dividida em Livro I e Livro II. Da mesma forma, a segunda parte, chamada As Duas Torres, contém os Livros III e IV e, por último, a terceira parte, O Retorno do Rei com os Livros V e VI. Somente em 1994 foi lançada aqui uma nova edição no formato que conhecemos, com os três volumes, pela editora Martins Fontes. De lá pra cá, várias versões se fizeram presentes, inclusive em volume único. Uma curiosidade das traduções mais recentes é que você encontrará a palavra "anãos" em referência ao plural do povo Anão. Esse uso, além de ser uma tradução mais fiel aos originais do autor (que usa "dwarves" ao invés de "dwarfs") serve também para diferenciar a palavra que caracteriza a raça Anão (fantasia) da que define uma pessoa com nanismo (medicina/ciência).
Falando agora do enredo em si, o livro A Sociedade do Anel marca o início da jornada de Frodo, Sam, Merry e Pippin em busca de destruir um mal que se apresenta na forma de um anel. Chamado de Um Anel, o item foi forjado pelo Senhor do Escuro para controlar os portadores dos outros anéis que foram dados aos mais poderosos dentre as diversas raças:
Para cumprir sua missão, os quatro hobbits recebem a ajuda dos humanos Aragorn e Boromir, do elfo Legolas, do anão Gimli e do mago Gandalf. Um outro personagem muito querido dos livros, desconhecido de quem viu apenas os filmes, é Tom Bombadil, assim como sua bela senhora, Fruta d'Ouro. Os dois desempenharam um papel importante no início da jornada dos quatro hobbits, a qual, infelizmente foi cortada dos filmes. Quem ou o que ele é, foi um mistério deixado por Tolkien, mas nas palavras do próprio personagem: "Tom Bombadil já estava aqui antes do rio e das árvores; Tom se lembra da primeira gota de chuva e do primeiro broto de árvore. Fez trilhas antes das pessoas grandes e viu o povo pequeno chegando. [...] Quando os elfos passaram para o oeste, Tom já estava, [...] antes de o Senhor do Escuro chegar de Fora".
Enfim, poderíamos passar horas contando diversas coisas legais dos livros, entretanto, isso acabaria com a graça pra quem ainda não leu. Agora você, conta aqui pra gente o que mais gosta nos livros, mas cuidado com os spoilers! Aproveita e compartilha esse conteúdo com seus amigos e segue a gente nas redes sociais!
O Nerdway42 agora tem um Canal no WhatsApp! Participe e fique por dentro dos principais acontecimentos da cultura pop e do mundo nerd.
Nenhum comentário: