Top Gun: Maverick - Conheça as aeronaves de combate do filme!
Top Gun: Maverick está nos cinemas e podemos dizer que o filme consegue causar no espectador a verdadeira sensação de estar pilotando um avião de caça. Mas você conhece todas as aeronaves de combate utilizadas no filme? Pode ficar tranquilo, tudo o que vamos falar aqui se refere a imagens que estão nos trailers, nada de spoilers!
Antes de tudo, precisamos explicar do que se trata a aviação de caça. Este tipo de missão é voltado para interceptação e combate aéreo, por este motivo se utiliza de aeronaves com capacidade de desenvolver grandes velocidades e carregar bastante armamento. Quando uma aeronave ultrapassa a velocidade do som (chamada Mach 1), aproximadamente 1.238 Km/h, dizemos que ela é supersônica. Já quando ela supera Mach 5, ou seja, 5 vezes a velocidade do som, ela é chamada hipersônica. Conceitos explicados, bora pro que interessa!
Começamos pela principal aeronave utilizada no filme, os F/A-18 Super Hornet. Esse caça supersônico atinge Mach 1.6 e está em operação nos Estados Unidos desde 1999, substituindo os F-14, estrelas do filme original Top Gun (1986).
U.S. Navy F/A-18 Super Hornets (U.S. Navy photo) |
Por falar no filme de 1986, vale relembrar os famosos F-14 Tomcat! Este modelo foi introduzido nas forças armadas americanas em 1974 e operou até 2006. Também supersônico, é capaz de atingir Mach 2.3.
U.S. Navy F-14D (U.S. Air Force photo) |
Logo no início do filme, somos apresentados a um projeto de caça que não existe atualmente, chamado no filme de Darkstar, mas que se assemelha muito ao projeto SR-72, em desenvolvimento desde 2013, com previsão de primeiro voo para 2025. Este projeto hipersônico, tem como objetivo cobrir o vácuo que foi deixado pela interrupção das operações do SR-71 Blackbird e pretende atingir Mach 6.
“Top Gun: Maverick” |
As forças inimigas do filme estarão equipadas com os caças russos de 5ª geração, chamados Su-57, supersônico, podendo atingir Mach 2. A curiosidade sobre este modelo no filme é que sua participação foi toda feita por CGI, pois não foi possível para a produção ter acesso a nenhuma das 12 unidades em operação até o momento.
Su-57 Felon (WikiMedia Commons) |
F-35C Lightning II. Este supersônico chega a atingir até Mach 1.6 e utiliza tecnologia stealth, sendo quase invisível a radares.
F-35C (U.S. Air Force Photo) |
Por último, mas não menos importante, temos um avião que faz parte do acervo pessoal do próprio Tom Cruise e que foi utilizado nas gravações. O P-51 Mustang foi utilizado na 2ª Guerra Mundial, fazendo parte dos famosos Red Tails. Se você tem interesse em ter um desses na garagem, ou melhor, no hangar, ele sai pela bagatela de US$ 2.5 a US$4 milhões!
The P-51 Mustang featured in “Top Gun: Maverick” actually belongs to Tom Cruise. |
Bônus:
Gostou do voo? Então acompanha a gente nas redes sociais porque estamos preparando algo especial! Não esquece de compartilhar com os amigos e vá ao cinema, esse filme é pra ser visto nas telonas!!!
Nenhum comentário: