Fundação - A série de livros mais importante de ficção científica é lançada nas telas!

 Quando você ouve falar em Império Galático, naves em dobra espacial, e seres de outros planetas, o que vem à sua mente? Star Wars, Star Trek, Duna e outras sagas do gênero, certo? Mas você sabia que uma série de livros escrita por Isaac Asimov na década de 40 foi a inspiração pra tudo isso?


Isaac Asimov é um nome conhecido, não apenas na ficção científica, mas na literatura como um todo. Com mais de 500 livros e artigos publicados, foi ele o responsável pelo cunho do termo “robótica” e pela criação das 3 leis da robótica, protocolos que são citados em praticamente todos os filmes e séries que abordam o tema. Para se ter uma ideia, os filmes “Eu, robô” (2004) e "O Homem Bicentenário" (2000) são adaptações diretas de suas obras de 1950 e 1976, respectivamente.


Seleção de ofertas especiais pra vocês! Não fique de fora dessa! Clica na imagem abaixo e conferelá!


A trilogia de livros Fundação, entretanto, ainda não havia sido adaptada para as telas. Com seus primeiros contos publicados em 1942 e reunidos posteriormente no livro Fundação (1951), a trilogia original conta ainda com os livros Fundação e o Império (1952) e Segunda Fundação (1953). A obra ganhou em 1966 o prêmio de melhor série de todos os tempos, tendo entre seus concorrentes a trilogia O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien. De 1982 a 1993, Asimov escreveu outros 4 livros com continuação e origem da trilogia original.


Nos livros, o matemático Hari Seldon prevê, através da chamada psico-história, que o império irá ruir em breve. O método utiliza dados estatísticos para fazer uma modelagem probabilística precisa em relação à população, independente do que ocorre individualmente com cada um. Resultado: é visto como um adivinho ou profeta causador de caos e é julgado por isso. Para garantir a continuidade do conhecimento para restabelecer o futuro da humanidade, Seldon sugere a criação de uma enciclopédia que chama de a Fundação. 


A série tem entre seus produtores executivos Robyn Asimov, filha de Isaac Asimov, está sendo lançada na Apple TV+ e já tem duas temporadas. Apesar de não trazer até o momento nenhum super astro de Hollywood, tem uns nomes conhecidos dos amantes da cultura Pop, como Lee Pace, que interpretou o Rei élfico Thraduil, pai de Legolas, na trilogia O Hobbit (2012, 2013, 2014) e Jared Harris, que já participou de series importantes como Chernobyl (2019), The Crow (2016-atual), The Expanse (2015-atual), Fringe (2008-2013), além de diversos outros filmes e séries.


Nas primeiras cenas, no planeta Synnax, a série já nos tira o fôlego, apresentando um visual deslumbrante, usando efeitos que convencem bem. No planeta alicerçado no fundamentalismo religioso, a curiosidade advinda da ciência é proibida, mas é lá que surge uma das grandes mentes desse universo, Gall Dornik (Lou Llobell), a qual se junta a Hari Seldon (Jared Harris) após solucionar um problema matemático até então impossível.


A partir daí, a trama se desenrola nos apresentando elementos como naves hiper tecnológicas, outros planetas e suas características, outros povos e suas peculiaridades, a Dinastia Genética e seus curiosos governantes, bem como o império galáctico, termo criado na obra de Asimov e utilizado em outras importantes sagas, como Star Wars, Duna, etc. 


E você, já assistiu os episódios? Conta aqui pra gente o que achou e não se esqueça de compartilhar esse artigo com os amigos e nos seguir nas redes sociais!


Equipe Nerdway 42.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por sololos. Tecnologia do Blogger.